top of page

Análise da Campanha "It's Only Natural", da Buger King

  • Foto do escritor: Helena Miranda
    Helena Miranda
  • 23 de out.
  • 2 min de leitura

A campanha “It’s only natural” da Burger King (BK) tem dado que falar. 

As opiniões são diversas e contraditórias, tal como foi possível perceber pela amostra do

post no Instagram e no LinkedIn sobre o tema!



O objetivo da campanha: reforçar o posicionamento mais natural do BK (clean label),

 num processo de melhoria das suas receitas onde conservantes e aromatizantes artificiais são reduzidos, de acordo com as exigências do consumidor.


Como?

Num ambiente descontraído e informal, a BK captura a forma como os bebés reagem ao momento em que os pais saboreiam o icónico whooper®. É percetível o interesse dos bebés pelo hambúrguer dos pais, através dos seus olhares penetrantes ou das mãozinhas a tentar alcançar o hambúrguer, dando a entender o interesse genuíno do bebé. 


Coroa-se a campanha com o slogan “It’s only natural”, com referência aos ingredientes naturais do hambúrguer, fazendo uma metáfora da naturalidade dos bebés quererem também comer BK. 


A minha análise: os bebés querem sempre a comida dos pais, quer seja um whooper®, quer seja outra coisa qualquer. Por essa razão “it’s only natural” (é apenas natural) que os bebés tenham curiosidade sobre o que os seus pais estão a comer.


Os pais devem ensinar pelo exemplo, evitando exibir alimentos que o bebé não deve ingerir. E, por muito clean label que seja, um hambúrguer do BK será sempre um hambúrguer, muito longe de ser saudável, especialmente em crianças de tão tenra idade. 


Prevalece o risco de confusão na mente do consumidor, num contexto de baixa literacia alimentar. Campanhas como esta podem levar os consumidores a acreditar que comer BK é tão saudável que até poderia ser oferecido a um bebé. Na minha opinião enquanto profissional de marketing, é eticamente reprovável. 


Num contexto em que a responsabilidade e consciência parental sobre a alimentação dos filhos é tema central na sociedade, do meu ponto de vista, esta é uma abordagem pouco cuidadosa e potencialmente prejudicial para a marca.


Nota: Não acredito que o objetivo da campanha passe por propositadamente sugerir que os pais deem BK a bebés, mas sim fazer uma metáfora ao quão apetecível é o Whooper®, através de uma campanha polémica o suficiente para gerar buzz. Ainda assim, julgo que a possibilidade de confusão não deveria ter sido ignorada. 

 
 
 

Comentários


bottom of page