Boas lições de marketing que podemos aprender do novo spot VitaLidl
- Helena Miranda

- 28 de mar.
- 2 min de leitura
Boas lições de marketing que podemos aprender do novo spot do Lidl Portugal 💯
Num scroll pelo Instagram deparei-me com uma publicidade do Lidl interessante do ponto de vista de marketing.
O spot é enquadrado no programa da tarde A Sentença (TVI) e é apresentado o caso de Idalina e Raul: um casal que ganhou um Contrato VitaLidl e que desde então está em confronto sobre a divisão do prémio. São inúmeros os pontos de análise! Partilho alguns que considero ingredientes para o sucesso 🚀:
💡Demonstração clara da ação pretendida: a participação no concurso.
Ao apresentar o caso em tribunal, a protagonista explica o processo para participação no concurso, demonstrando o quão simples é face ao potencial prémio.
💡Ganchos emocionais que prendem ao ecrã.
O explorar de emoções fortes, como a discórdia entre o casal, a troca de acusações ou o controlo das compras prendem o expectador ao ecrã (tal qual no programa original!), não estivesse a relevância do storytelling mais do que estudada. Já comprovou Seth Godin: as pessoas não compram produtos, mas sim histórias com que se identificam!
💡Product placement para reforço de notoriedade de marcas.
Cuidadosamente inseridas no meio da discussão são referidas as marcas próprias do Lidl, das quais cada elemento do casal não abdica: as ferramentas Parkside, os cremes de corpo Cien , os iogurtes Milbona,… O objetivo: reforço do conhecimento destas marcas estrela da insígnia.
💡 Product placement com refinamento da oferta.
As exigências do Raul são sublinhadas para demonstrar a oferta diferenciada desta insígnia: uvas sem grainha, azeitonas sem caroço, mandarinas sem grainha ou até mesmo a lasanha do Lidl. Apesar de ser um discounter mass market, o Lidl tem no seu sortido produtos de valor acrescentado e torna-os comuns na mesa do casal português!
💡A pitada de humor para realçar a diversificação da oferta do Lidl e o incrível prémio.
Quem nunca foi ao Lidl com uma lista de compras, e acaba a trazer produtos não previstos? Raul acusa Idalina de ir às compras para comprar ração para gato quando, na verdade, o casal tem um Chihuahua.
A relevância do prémio é sublinhada quando é pedida a opinião do público e um elemento refere que, com 30 anos de compras, provavelmente Idalina nem irá ter tempo de gastar tudo, em tom irónico.
💡O ingrediente final: a urgência na participação.
No meio da audiência, vemos o próprio juiz a ir à app do Lidl submeter uma compra, após Raul mencionar que só é possível participar até 30 de março – o princípio da escassez de Robert Cialdini no seu melhor.
👨⚖️Sentença final: ambos os elementos do casal acabam vencedores, sublinhando uma vez mais o prémio de 90 mil euros, sugerindo a partilha de forma saudável. Na minha opinião, o desfecho do spot é o ponto menos bem conseguido, mas é também o menos relevante para o objetivo pretendido, já que o spot funciona na perfeição!
Parabéns Lidl por mais uma campanha interessante👏. E vocês, o que acharam deste spot?





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