Em marketing não há “one size fits all”: criar mensagens relevantes para cada target é essencial para uma comunicação de sucesso 🔝
- Helena Miranda

- 10 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Utilizaria um vídeo com a Miley Cyrus no TikTok para comunicar com o sr. José, de 80 anos, que tem problemas de visão? 🤔
Recorreria ao M. L. Goucha, no seu programa da TVI, para convencer o Tomás de 14 anos que segue influencers de gaming, a comprar um determinado serviço? 🤔
É possível comunicar para todos de igual forma? ⚠️
Se de facto o nosso produto ou serviço apresenta um potencial comprovado para a globalidade da população, porquê desperdiçar?
Vamos por partes.
Será mesmo o nosso produto ideal para TODAS as pessoas? 💡
Por vezes, deparamo-nos com produtos extremamente polivalentes, que apresentam um potencial relevante para diferentes tipos de clientes. No entanto, talvez sejam um pouco mais interessantes para a tipologia de cliente A, embora também sejam relevantes para a tipologia de cliente B. Ou, talvez, a nossa concorrência se esteja a focar na tipologia A, e faça sentido estrategicamente focarmo-nos na B! 🚀
Poderão existir 1001 razões para priorizarmos um target em detrimento do outro. O que realmente importa é cumprirmos a regra de ouro da comunicação 💡: adequar sempre a comunicação ao nosso target, tornando-a relevante.
Quando tentamos comunicar para todos de igual forma, ninguém irá verdadeiramente escutar. É como ver um outdoor com uma mensagem genérica com a qual não nos identificamos, ou quando recebemos um email com uma promoção de próteses dentárias, quando a nossa saúde oral é invejável: sentimos que aquela comunicação “não faz sentido”, já que não é relevante para nós e rapidamente se esvai da nossa memória 💥.
Assim, é crucial para o sucesso de uma campanha de marketing sabermos para quem iremos comunicar em primeiro lugar, ainda que o nosso produto ou serviço seja extremamente polivalente.
“Mas, Helena, eu quero obter vendas dos vários tipos de clientes!” ⚠️
Totalmente de acordo! Seria uma tolice não aproveitar o potencial de um produto tão polivalente convertendo-o em vendas.
Então, qual a solução?
A solução é muito simples: desenhar um plano de comunicação, constituído por mais do que uma campanha, sendo que cada comunicação será direcionada a diferentes targets.
✅ Dividir o nosso público em targets - grupos de indivíduos com as mesmas características -, tendo por base os diferentes critérios de segmentação (para mim, old but gold: os critérios demográficos, psicográficos, comportamentais e geográficos continuam a ser os essenciais)
✅ Entender e caracterizar cada um dos targets, compreendendo “as suas dores”, as razões que os levarão a adquirir o produto ou serviço (com recurso a Personas, por exemplo, uma ferramenta extremamente útil para um maior conhecimento dos nossos potenciais clientes)
✅ Criar campanhas de comunicação com o objetivo de impactar cada um destes targets, adequando a mensagem, os canais de comunicação e os conteúdos multimédia a cada um deles
Em marketing não há “one size fits all”: criar mensagens relevantes para cada target é essencial para uma comunicação de sucesso. 🔝





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