Uma estratégia para vencedores (que, por vezes, também tem deslizes) 🤔
- Helena Miranda

- 6 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
A Samsung, patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, levou a cabo uma estratégia de promoção para o seu novo modelo de telemóvel dobrável: o Galaxy Z Flip 6.
Ofereceu a 17 000 atletas olímpicos este novo modelo, solicitando que, no momento da chegada ao pódio, imortalizassem o momento com uma selfie tirada por este telemóvel. 💡
A ideia parecia interessante:
✅ Dar a conhecer o novo Z Flip 6: ao oferecer o telemóvel aos atletas durante as Olimpíadas, aproveitou uma oportunidade única para fazer parte de um momento especial na vida dos atletas e assim criar memórias relevantes positivas. Acresce o facto de normalmente estas pessoas serem influentes na sua área, conseguindo gerar um Buzz positivo orgânico de relevo.
✅ Gerar curiosidade no público: ao garantir que em todos os momentos chave das Olimpíadas o novo modelo apareceria em grande destaque, criou curiosidade não só nos atletas, como também nos espectadores, que procuraram saber que modelo seria aquele.
✅Posicionar o modelo como um telemóvel de excelência: ao ser exibido pelos melhores atletas do mundo no momento em que são medalhados, criou uma associação de sucesso entre o elemento telemóvel e o sucesso do atleta, posicionando o Z Flip 6 como um telemóvel para “vencedores”.
Só que... nem tudo correu como planeado. 💥
No pódio de contrarrelógio, quando todas as atenções estavam apontadas aos atletas, um medalhado tenta tirar uma selfie e não consegue - o telemóvel aparenta não responder corretamente ⚠️.
Passados alguns segundos, em jeito de piada, outro atleta presente no pódio simula atirar o aparelho para o lixo 💣, desvalorizando por completo o novo modelo Galaxy e transmitindo uma ideia de baixa performance do Z Flip 6 num momento em que não poderia falhar.
Quando pensamos em estratégias de marketing, devemos ter em mente que o potencial de sucesso em termos de alcance é diretamente proporcional ao aumento do risco associado 💡.
Quando mais expostos estivermos, maior a probabilidade de um elevado número de potenciais clientes vir a aderir à nossa mensagem ou comprar um produto, mas também maior a probabilidade de, caso existam falhas, a reputação da marca sofrer danos relevantes.
✅ Devemos sempre ponderar o risco subjacente à estratégia vs. o potencial de alavancagem da marca, nunca esquecendo a relevância da manutenção de uma equipa de crise, treinada e capacitada, que possa atuar em tempo útil aquando de um imprevisto (mas esta última ficará para um próximo episódio!)




Comentários